A agricultura familiar moderna tem se tornado importante fator de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, contribuindo para o aumento da produtividade, partilha de riscos, redução dos custos de produção e preservação da natureza. Dessa forma, ela tem sido reconhecida por diferentes governos como estratégia de crescimento rural.

No Brasil:

O principal retorno de um sistema de agricultura familiar moderna tem sido o aumento da produtividade de bens alimentícios, o que contribui para o alcance da segurança alimentar com itens saudáveis. Por isso, o país havia criado diversos projetos de agricultura para melhorar a qualidade de vida da população rural e o monitoramento de suas atividades.

Subtítulo – Planejamento para o aprimoramento das práticas agrícolas

As células de planejamento, formadas nas comunidades rurais brasileiras, favorecem o acompanhamento de projetos de agricultura familiar e desenvolvedor de práticas agrícolas adequadas às necessidades de cada comunidade. Elas também estimulam o uso de técnicas apropriadas de produção, como a produção orgânica, o controle de pragas, o uso de pesticidas, além de dar orientação à população rural nas melhores maneiras de utilizar recursos naturais e os serviços de assistência técnica.

Os agricultores familiares também têm direito à educação e capacitação para desenvolver suas atividades na melhor forma possível. Por isso, a cooperação com base territorial é necessária para garantir o desenvolvimento sustentável de locais de agricultura familiar. Assim, é possível obter o aumento da produção agrícola, a construção de mecanismos de inclusão social e o desenvolvimento da economia local.

O texto acima "Acesso ao crédito" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.