O que torna esse material tão mais caro?

 O material base da fibra de carbono é geralmente um polímero orgânico com átomos de carbono ligados a longas cadeias de moléculas chamadas poliacrilonitrila, um material semelhante às resinas acrílicas de carpetes e malhas e também na fabricação de próteses. O que torna esse material tão mais caro é o seu processo de fabricação. Primeiro, metade do acrílico no substrato precisa ser descartado. Dito isso, o processo sozinho já dobra o custo e, mesmo antes de contabilizar os custos de energia e equipamentos, os especialistas dizem que o produto já vale US$ 5 por libra (uma libra equivale a 453,59 gramas).

 A primeira etapa do processamento

 Forçar o acrílico para fora de seus átomos não-carbono requer enormes máquinas e muita energia, o que significa que é muito caro. A primeira etapa do processamento é a estabilização oxidativa, quando as fibras passam continuamente por fornos de 15 a 30 metros de comprimento aquecidos a centenas de graus Celsius. Esse processo leva horas e consome muita energia. Por ser um material que demanda muito tempo na fabricação acaba se tornando caro, muito utilizado na fabricação de próteses por ser um material leve e resistente. 

O texto acima "O que torna esse material tão mais caro?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.