A Iluminação Ambiental e o seu Impacto na Saúde Humana

O uso da iluminação ambiental está cada vez mais presente na nossa vida diária: a luz artificial ilumina o nosso lar, os nossos lugares de trabalho, os transportes públicos, entre outros. A iluminação adequada tem um enorme impacto sobre a nossa saúde física e mental. A luz pode incidir directamente na nossa saúde, pois tem o poder de estimular o nosso metabolismo, o nosso relógio interno e o nosso comportamento.

Para entender melhor, devemos primeiro compreender os diferentes tipos de luz

Enquanto a luz natural tem propriedades que nos ajudam a manter o nosso antigo relógio biológico (que sincroniza as nossas funções fisiológicas e a natureza circular do nosso dia/noite), as luzes artificiais possuem tipos diferentes de cromáticas (cores) e intensidade luminosa, o que pode nos afectar de várias maneiras.

Um dos principais alterações notadas quando nos expomos a luz artificial é que se intensifica a nossa necessidade de dormir; assim sendo, é muito importante ter cuidado com a luz nocturna, pois esta é um dos principais fatores que interfere nos nossos padrões de sono. O uso de lâmpadas com controlo de intensidade luminosa pode ser inestimável para ajudar a gerir o acesso à luz e, consequentemente, a manter e regular os nossos ciclos naturais do sono.

O texto acima "A Iluminação Ambiental e o seu Impacto na Saúde Humana" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.