Princípios Básicos de Iluminação Artificial

A iluminação artificial mudou drasticamente o nosso modo de vida. A conveniência de poder desenvolver atividades que antes eram limitadas ao dia caiu no agrado da população. No entanto as luzes artificiais também afetam os animais e o meio ambiente.

As luzes artificiais afetam o comportamento dos animais. Alguns animais podem ter suas rotas migratórias alteradas pelo brilho das luzes. Os insetos são impactados negativamente pela iluminação artificial, pois são atraídos para lâmpadas que os eliminam emgrandes quantidades. Além disso, as mudanças bruscas de luminosidade também interferem na vida selvagem, substituindo o ciclo natural de dia e noite, tornando o ambiente menos estável.

Outra forma em que a iluminação artificial impacta o meio ambiente é a poluição luminosa

No ambiente noturno, a luz inibe a produção de melatonina no ser humano, assim como afeta a capacidade dos animais de perceber e interagir do mundo natural à sua volta. Além disso, a dispersão da luz nas ruas cria um efeito de iluminação excessiva, o que desperdiça energia.

O texto acima "Princípios Básicos de Iluminação Artificial" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.