Os Benefícios da Utilização de Aço na Construção Civil

O aço é um tipo de metal formado por carbono com uma porcentagem variável de outros elementos. Essas propriedades fazem do aço uma matéria-prima muito versátil, usada em diversas aplicações industriais. Existem muitas variedades de aços disponíveis, que diferem substancialmente em termos das propriedades químicas e estruturais.

Uma das principais diferenças entre os aços reside na classificação de sua estrutura. Aços destinados a aplicações específicas geralmente são compactados em algum dos três estados cristalinos: cúbicos de ferrita, policristalinos de austenita e policristalinos de martensita. Os aços cúbicos de ferrita são os mais comuns e são essencialmente multicomponentes. Os policristais de austenita são mais dúcteis e, portanto, às vezes são preferidos para aplicações de soldagem, rebitagem e prensagem. Por fim, os aços policristalinos de martensita são extremamente fortes e, portanto, são frequentemente usados em aplicações de engrenagem, construção empregando peças com juntas aperfeiçoadas e componentes automotivos.

Propriedades Químicas

Além da estrutura cristalina, os aços também diferem em termos de suas propriedades químicas. Por exemplo, o carbono é geralmente adicionado ao aço para aumentar a dureza da superfície do metal, bem como para conferir maior resistência à corrosão. Ao mesmo tempo, alguns outros elementos metálicos, tais como níquel, vanádio, molibdênio, cromo, tungstênio ou silício, são adicionados para ampliar a resistência à cizalhamento, aumentar a resistência à fadiga, melhorar o desempenho anti-corrosivo e melhorar a dureza do metal. As propriedades químicas dos aços podem variar significativamente de tipo para tipo, o que é extremamente importante para determinar a melhor estrutura cristalina para uma aplicação específica.

O texto acima "Os Benefícios da Utilização de Aço na Construção Civil" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.