Introdução à Automação Industrial

A automação industrial é uma área da engenharia que trabalha na concepção, desenvolvimento e execução de sistemas mecânicos, eletrônicos, computacionais e outros para substituir tarefas humanas. A automação industrial tem como principal objetivo aumentar a produtividade reduzindo custos de produção, melhorando o processo de manufatura, ganhando em qualidade e dotando as empresas de maior flexibilidade e agilidade no trabalho.

Tradicionalmente, a automação industrial se baseava em dispositivos mecânicos e sistemas principais. Com o advento da tecnologia moderna, tais dispositivos foram substituídos por computadores para realizar as tarefas mecânicas e criar conexões elétricas entre os variados elementos de uma instalação industrial.

Os Benefícios da Automação Industrial

Existem inúmeros benefícios associados à automação industrial. Com custos de produção reduzidos, a solução automatizada proporciona maior rentabilidade para as empresas. A redução de erros humanos, o aumento de produtividade e os processos automatizados permitem que os processos industriais sejam executados com maior eficiência. Além disso, a automação industrial torna os sistemas industriais flexíveis e aprimora o controle de qualidade.

A automação industrial também beneficia os trabalhadores. As tarefas que foram realizadas manualmente, envolvendo risco de vida, desconforto e baixos salários, são substituídas por técnicas seguras e modernas. Isso alivia a tarefa dos trabalhadores, que podem agora envolver-se em tarefas com menos esforço e muito menos risco.

O texto acima "Introdução à Automação Industrial" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.