Aço é um material utilizado em uma vasta variedade de aplicações, desde peças automobilísticas até produtos de consumo. É criado a partir de uma combinação de ferro e carbono que, quando fundidos juntos, criam um produto final extremamente resistente e forte. Mas como este material opera nos dias de hoje?

No método usual de criar aço, minério de ferro é derretido em um alto-fornal e, em seguida, o carbono é adicionado ao fundido. Ao longo dos séculos, métodos diferentes foram desenvolvidos para aumentar a resistência do aço. Atualmente, o processo de tratamento térmico é amplamente usado.

Tratamento térmico

O aquecimento e o resfriamento controlados do aço durante o processo de tratamento térmico podem fortalecer a estrutura interna do aço, tornando-o mais resistente a danos. O aquecimento em primeiro lugar leva à formação de uma camada externa de ferrita, que pode reforçar a resistência mecânica da superfície do material. Após esse passo, o núcleo é resfriado para criar um núcleo de perlita, que aumenta a resistência dos metais aos ataques químicos. Combinadas, essas duas camadas criam aços resistentes à tração e à abrasão.

O tratamento térmico também pode ser usado para ajustar propriedades elétricas e magnéticas do aço. Isso significa que o aço pode ser usado para vários propósitos diferentes, desde usinagem pesada até aplicações médicas.

O texto acima "O Aço e Seus Beneficios" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.